Cada vez o mais somos impactados por vídeos na internet. Seja de gatinhos, pessoas fazendo piadas ou de marcas criando conteúdo para engajar sua audiência e aumentar o seu posicionamento. Nesta ótica, algumas pesquisam apontam que cerca de 80% do conteúdo da internet será em vídeo.

Por esta e outras razões você não pode deixar de utilizar vídeos para se posicionar como Expert no seu mercado.

“Ah, mas eu tenho vergonha”.

“Eu não sei que conteúdo as pessoas irão gostar”.

“Não tenho o equipamento necessário para produzir vídeos”.

Estas são as principais desculpas que ouvimos quando o assunto é começar a gravar vídeos para internet. Porém, não vamos focar nelas. Vamos avançar e fazer acontecer!

A empresa Cisco produziu um estudo bem detalhado sobre o uso do vídeo em 2019. Veja isso:

 

  • O futuro do tráfego da internet
  • Em 2019, 80% do consumo global da Internet será o conteúdo de vídeo.
  • Serviços de streaming irão alimentar o crescimento tendo o vídeo 4K como o novo padrão de qualidade para os consumidores.
  • O tráfego global para chegará a 2 zettabytes (100 trilhões de gigabytes) em 2019.
  • O tráfego de dispositivos sem fio e mobile irá subir para 66% em 2019.
  • A cada segundo, quase um milhão de minutos de conteúdo em vídeo irá cruzar redes em 2019.
  • O consumidor de tráfego VoD irá quase dobrar até 2019, para o equivalente a 7 bilhões de DVDs por mês.

Diante disso, eu quero te dar 5 dicas práticas para começar a utilizar vídeos na sua estratégia de posicionamento digital:

 

1 – Invista em criar vídeos explicativos

As pessoas são carentes de informação. Quando você se propõe a ajudar pessoas com conteúdos de extremo valor você ganha a confiança da sua audiência e começa a criar uma esfera de autoridade em torno dela e poderá vender seus produtos e serviços.

Na prática: crie vídeos focados nas necessidades e dores da sua audiência. Invista tempo para planejar, gravar e compartilhar seu vídeo. Se o foco for em ajudar as pessoas ao invés de se autopromover você verá grandes resultados entre às pessoas.

Uma empresa que tem se destacado muito em criar vídeos explicativos para milhares de marcas é a INTERAJE, uma marca focada em criar vídeos para simplificar ideias e produtos.

2 – Torne um hábito e grave vídeo todos os dias

Isso, você não leu errado! Gravar vídeo é como fazer dieta e ir pra academia. Precisa de constância.

Grave todos os dias até virar um hábito. Fiz isso comigo no início e com meus clientes de consultoria, e quem se compromete consegue ver os resultados aparecerem. O posicionamento digital só irá crescer quando as pessoas te verem cada vez mais e com mais conteúdo.

Quanto mais vídeos você tiver no instagram, facebook e youtube mais pessoas irão te conhecer e o nível da sua autoridade como EXPERT irá aumentar.

Na prática: crie um planejamento de vídeos semanas. Comece gravando Stories (Instagram), depois grave para o facebook e depois para o youtube. Lembre-se, cada mídia tem uma forma de comunicar o vídeo peculiar.

3 – Compartilhe seu vídeo nas suas mídias sociais

Depois que se torna hábito gravar vídeos, a próxima tarefa é compartilhar. Não adianta ter um vídeo bacana com um conteúdo excelente se ninguém assiste.

Por isso, compartilhe em grupos no facebook que tem os mesmos interesses que o seu conteúdo, poste no seu instagram, facebook e youtube. Se você manter a frequência e o conteúdo estiver focado em pessoas, você irá ver que semanalmente o seu número de views, inscritos e de comentários irá aumentar de forma poderosa.

Na prática: busque parceiros para te ajudar a compartilhar seus vídeos. Faça colabs e una as audiências para atrair públicos novos e engajar o seu.

4 – LIVES também são vídeos

As transmissões ao vivo é um recurso poderoso de vídeo e engajamento. Todo mundo gosta de entrar em um programa ao vivo e expressar a sua presença ou opinião. E muito mais do que isso, você consegue ser visualizado por mais pessoas, gerando um maior posicionamento digital da sua marca pessoal.

Na prática: Estabeleça ao menos 1 vez por semana para fazer uma LIVE. Deixe definido em seu calendário um dia e horário para que sua audiência lembre quando você estará ao vivo, aumentando assim sua audiência e retenção.

5 – Foque em criar um vídeo viral

Lembra dos “vídeos de gatinhos”e do “para nossa alegria”?

Basicamente você precisa pensar em criar um vídeo viral.

Ou seja, um vídeo que as pessoas irão amar compartilhar em sua timeline ou feed, até mesmo nos seus grupos de whatsapp.

Não é uma tarefa fácil criar um vídeo viral. Mas, fica este insight para que você possa fazer sua mente trabalhar e quem sabe criar um vídeo que terá um índice altíssimo de compartilhamento.

Gostou?

Que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais ou com seus amigos? 🙂