Você já se deparou com um site cheio de pop-ups irritantes e chatos? Muito bem, espero tranquilamente que este não seja o caso do blog ou site da sua empresa. Mas, se for o caso, muita calma nessa hora, não é preciso ter pânico. Abaixo vamos te explicar como você pode rever esta situação.

 

O Google sempre vem trabalhando para melhorar a experiência do usuário, principalmente para buscas orgânicas. O objetivo é facilitar o acesso a informação ou conteúdo que o usuário pesquisa e encontra nos resultados do Google.

Ainda em 2016, o Google lançou um comunicado oficial que explica como será feito essas punições. Não é que seu site não irá aparacer nos resultados orgânicos, mas perderá pontos nas práticas de SEO.

E, pra quem entender SEO sabe que cada pontinho a mais ou a menos no Google faz toda diferença. Portanto, a entrega do que o usuário pesquisou pelo celular de forma clara e sem muitos pop-ups pesará positivamente para o algoritmo punitivo.

Se você utilizar pop-ups abusivos no seu site/blog e está com medo de perder pontos no rankeamento do Google, não se preocupe, eu vou te explicar como você pode contornar essa atualização e continuar gerando resultados. Confere aí.

O que será punido

Veja alguns exemplos de técnicas que dificultam a experiência do usuário, segundo o Google:

Quais as práticas que não serão afetadas

Após os itens que serão punidos, veja alguns exemplos de práticas que não serão afetadas, se utilizados de maneira responsável em seu site e blog:

Recapitulando

Se você não quer ser penalizado pelo Google e nem ser prejudicado nas buscas orgânicas do Google, te aconselho a rever o layout, design e pop-ups dos seus sites.

Em tempo que a concorrência está mais agressiva para aparecer nos resultados orgânicos, levando-nos a melhorar constantemente nossas práticas de SEO, se faz necessário melhorar a experiência do usuário no mobile.