Você já se deparou com um site cheio de pop-ups irritantes e chatos? Muito bem, espero tranquilamente que este não seja o caso do blog ou site da sua empresa. Mas, se for o caso, muita calma nessa hora, não é preciso ter pânico. Abaixo vamos te explicar como você pode rever esta situação.

 

O Google sempre vem trabalhando para melhorar a experiência do usuário, principalmente para buscas orgânicas. O objetivo é facilitar o acesso a informação ou conteúdo que o usuário pesquisa e encontra nos resultados do Google.

Ainda em 2016, o Google lançou um comunicado oficial que explica como será feito essas punições. Não é que seu site não irá aparacer nos resultados orgânicos, mas perderá pontos nas práticas de SEO.

E, pra quem entender SEO sabe que cada pontinho a mais ou a menos no Google faz toda diferença. Portanto, a entrega do que o usuário pesquisou pelo celular de forma clara e sem muitos pop-ups pesará positivamente para o algoritmo punitivo.

Se você utilizar pop-ups abusivos no seu site/blog e está com medo de perder pontos no rankeamento do Google, não se preocupe, eu vou te explicar como você pode contornar essa atualização e continuar gerando resultados. Confere aí.

O que será punido

Veja alguns exemplos de técnicas que dificultam a experiência do usuário, segundo o Google:

  • Mostrar um pop-up que cobre o conteúdo principal, seja imediatamente ou enquanto o usuário estiver acessando a página a partir dos resultados da pesquisa.
  • Exibir um intersticial autônomo que o usuário precisa dispensar antes de acessar o conteúdo principal (#tiraIssoLogoDoSeuSite).
  • Usar um layout no qual a porção acima da dobra da página é semelhante a uma intersticial autônomo, mas o conteúdo origina está in-line abaixo da dobra.

Quais as práticas que não serão afetadas

Após os itens que serão punidos, veja alguns exemplos de práticas que não serão afetadas, se utilizados de maneira responsável em seu site e blog:

  • Intersticiais que são exibidos como resposta a uma obrigação legal, como por exemplo: uso de cookies ou verificação de idade.
  • Caixas de diálogos em sites ou blogs nos quais o conteúdo não é indexável publicamente. Como por exemplo: conteúdo privado, e-mail marketing e itens que não são indexáveis.
  • Banners ou pop-ups que não tomam muito o espaço da tela de navegação serão facilmente dispensáveis pelo algoritmo do Google. Se seu site ou blog possui banners de instalação de aplicativo, por exemplo, poderá permanecer tranquilamente.

Recapitulando

Se você não quer ser penalizado pelo Google e nem ser prejudicado nas buscas orgânicas do Google, te aconselho a rever o layout, design e pop-ups dos seus sites.

Em tempo que a concorrência está mais agressiva para aparecer nos resultados orgânicos, levando-nos a melhorar constantemente nossas práticas de SEO, se faz necessário melhorar a experiência do usuário no mobile.