A Mensagem Direta do Instagram (a famosa DM) é a maior oportunidade que sua marca tem de desenvolver negócios e parcerias nos últimos tempos. Há pouco, o instagram não permitia que você mandasse uma DM para pessoas que não te seguiam. Com esta regra abolida, sua marca poderá estabelecer conexões importantíssimas com sua audiência utilizando esse recurso nativo e poderoso no Instagram.

O GRANDE ERRO DAS MARCAS NO INSTAGRAM

Nos meus treinamentos e palestras sempre gosto de lembrar que qualquer negócio que se propões a está presente nas redes sociais deve estar preparado para gerar conexões com seus potenciais clientes.

A maioria das marcas desejam, apenas, que uma multidão de seguidores aumentem suas métricas (de vaidade), tornando um relacionamento unilateral ou egoísta.

Dito isto, é muito importante que a sua marca reserve um tempo diário (mesmo que sejam 15 minutos por dia) para engajar com sua audiência: iniciar conversas com quem constantemente curte seus posts, enviar DM para quem comenta e dentre outras ações.

Bora impulsionar:

5 FORMAS DE ENGAJAR SEU PÚBLICO E FOTALECER SUA MARCA NO INSTAGRAM

1. ENCONTRE NOVAS CONTAS DO INSTAGRAM PARA SEGMENTAR

A melhor forma de começar a encontrar novos potenciais clientes é realizando uma pesquisa na rede social. Muitas marcas acabam deixando esse recurso de lado por causa do tempo limitado. Porém, a importância que isso trás para seu negócio é extremamente incrível. No instagram você poderá encontrar novos perfis via local, hashtag ou usuário.

Se você é um negócio que deseja expandir seu alcance te oriento a começar pesquisando pelas hashtags. Ao contrário que muita gente pensa, as hashtags continuam firmes e fortes dentro desta rede.

Se você é um negócio local você pode pesquisas por hashtags relacionadas ao seu produto ou serviço. Por exemplo, se seu negócio é um salão de beleza você pode pesquisas por aquele “corte de cabelo” que as pessoas procuram ou se você é um consultor de marketing você poderá usar uma hashtag que link com seus principais objetivos de negócio.

Outra forma de pesquisa é por locais. Você pode verificar perfis na localização que seu negócio deseja alcançar. Já testei isso e facilita muito para as pessoas daquele local te conhecerem.

2. MARQUE PRESENÇA NAS CONTAS QUE VOCÊ PESQUISOU. REAJA!

Não é só pesquisar, mas reagir também é preciso se você quer que eles te sigam de volta e comecem acompanhar sua marca. Umas das práticas mais comuns de ganhar novos seguidores é engajar primeiramente com aquelas contas que ainda não te seguem.

Após a pesquisa, determine mais um tempo para seguir, curtir e comentar novas contas do instagram. Ah, não vale colocar um comentário “bestinha” só pra dizer que está ali. Pense: como sua marca gostaria de iniciar uma conexão com um POTENCIAL CLIENTE? Faça vale a pena para o usuário.

3. GERE VALOR PARA SUA AUDIÊNCIA

O objetivo deste artigo não é te transformar em uma máquina de SPAM, copiando e colando um texto pronto e lançando em DM, a ponto de ser bloqueado pelo Instagram. O cerne deste artigo é que você ENTENDA que trazer valor a sua audiência poderá transformar seu negócio e levá-lo ao próximo nível.

O primeiro passo para gerar valor para sua audiência no instagram é SABER o que sua persona busca. Mapeie as 5 principais dores da sua persona e comece a gerar conteúdos que despertem uma curiosidade, ensine a sua audiência de como seu produto ou serviço pode ajudá-los, levante um problema que elas tem e como você pode resolver.

A chave para qualquer tática no marketing digital é fornece o máximo de valor possível a sua audiência, especialmente se o objetivo é impulsionar seu negócio.

Utilizando as DMs você pode iniciar uma conversa gerando valor e convidando este usuário a conhecer seu perfil, blog, site e etc. Sempre focado em como o seu conteúdo pode ajudar essas pessoas. Sua proposta de valor validará sua autoridade!

4. USE TODOS OS RECURSOS DA MENSAGEM DIRETA

Ah, esse tópico é bem fácil, mas muitos de vocês talvez não conheçam todos os recursos que hoje está disponível, por motivos de não utilizar frequentemente ou achar que o Instagram não foi feito para mensagens diretas.

  • Stories: agora você pode gravar vídeos de até 15 segundos via DM. Utilize este recurso para tirar alguma dúvida ou enviar uma mensagem de boas-vindas 🙂
  • Fotos da galeria: envie algum banner ou imagem bem impactante para informar ou agradecer o usuário por estar te seguindo.

 5. CONSTÂNCIA A QUALQUER CUSTO

Ter sucesso é nunca desistir. Esteja preparado para não receber feedbacks das suas ações. Faz parte do jogo. Mas, veja pelo lado de vendas, você nunca vende para todos que chegam até você.

Entenda que 1 pessoa que te responder é uma lead mais quente para você tratá-la e converte-la em um cliente.

Obter um “sim” irá construir sua base. Mantenha o processo contínuo, constante e use a velocidade para ganhar impulso.

CONCLUSÃO

De longe, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo e no mercado brasileiro é a rede social queridinha dos brasileiros. Por isso, sua marca não pode deixar de aparecer para novos potenciais clientes e engajar com eles. Utilize estas 5 dicas como práticas diárias e você verá como seu negócio irá crescer.